Pantanal em chamas: área atingida por incêndios supera 1 milhão de hectares

0
14
pantanal-em-chamas:-area-atingida-por-incendios-supera-1-milhao-de-hectares
Pantanal em chamas: área atingida por incêndios supera 1 milhão de hectares

Depois de quase zerar no começo de julho, incêndios voltaram a crescer no Pantanal; 1/4 da área consumida pelo fogo está em Unidades de Conservação. 

O avanço do fogo sobre o Pantanal segue inclemente. Os incêndios se intensificaram nas últimas semanas, resultado do tempo quente e seco que facilita as condições para a disseminação das chamas. A situação é dramática e, ao que tudo indica, o clima será um adversário mortal para pantaneiros e brigadistas nos próximos meses.

“As temperaturas seguem estáveis e acima da média, entre 34oC e 37oC, com umidade baixa entre 10% e 30%. Tudo isso é favorável para a ocorrência de incêndios florestais. Entre agosto e setembro ocorrem os maiores incêndios florestais e as condições previstas são favoráveis para o fogo”, explicou Valesca Fernandes, meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (CEMTEC).

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ) mostram que, desde janeiro, mais de 1,2 milhão de hectares foram consumidos pelo fogo no Pantanal. O ritmo impressiona: só entre a 4ª feira (31/7) e 5ª feira (01/8) da semana passada, foram consumidos 61 mil hectares de vegetação, destacou o Correio do Estado.  Ainda segundo o LASA, da área total incendiada ao longo dos primeiros sete meses de 2024, cerca de 1/4 (193.250 hectares) se localizava em Áreas Protegidas do Pantanal, como Unidades de Conservação e Terras Indígenas, principalmente na Serra do Amolar. A ocorrência de fogo nessas áreas preocupa biólogos e pantaneiros.

“O registro de incêndios em uma região que é corredor de biodiversidade, como é o caso da região da Serra do Amolar, tem potencial para causar inúmeros danos. Representa uma tragédia de impacto global”, lamentou Angelo Rabelo, diretor-presidente do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), ao Correio do Estado.

Os incêndios se concentram na região de Corumbá (MS), mas também se intensificaram em outras áreas do Pantanal, como nos municípios de Aquidauana e Miranda, além da Serra do Amolar. O g1 deu mais detalhes. No último final de semana, moradores de duas residências no entorno da BR-262 foram resgatados depois de ficarem ilhados pelas chamas.

Um dos incêndios na região de Corumbá aconteceu na semana passada, após um caminhão atolar em uma área de areia e mata seca e se incendiar. Como informou a Folha, as chamas oriundas do veículo se espalharam e queimaram até agora cerca de 80 mil hectares.

__________

ClimaInfo, 6 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui