Você sabe o que é bacaba? Fruto é rico em nutrientes e pode ser usado em bolos e sorvetes

0
41
voce-sabe-o-que-e-bacaba?-fruto-e-rico-em-nutrientes-e-pode-ser-usado-em-bolos-e-sorvetes
Você sabe o que é bacaba? Fruto é rico em nutrientes e pode ser usado em bolos e sorvetes

Um fruto redondinho, pequeno, de cor escura e que agrada muitos paladares no Tocantins. A bacaba, além de ser gostosa, é rica em nutrientes. Pode ser vendida na feira ou encontrada na vegetação nativa da Amazônia. Alguns aproveitam o fruto para fazer o leite, suco, bolo e até sorvete.

“É um fruto muito típico do interior, a gente tirava para poder se alimentar. Morávamos no interior e não tínhamos muito do que viver. Então, a bacaba era o carro-chefe”, relembra o motorista Clevio Felipe Lima.

A dona Mariana das Dores Araújo vende o fruto nas feiras da capital. Ela é especialista e aproveita para dar dicas de como higienizar corretamente o fruto.

“Alguns perguntam como faz, não sabem, eu ensino. Tem que colocar de molho, colocar um pouquinho de água sanitária, esfregar bem, lavar cinco vezes na água para depois colocar de molho na água morna. Tira da água morna e faz o leite”, diz ela.

Bacaba é saborosa e rica em nutrientes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A dona Mariana está certinha. A nutricionista Silvia Myrelly Tavares, inclusive, reforça as dicas para evitar qualquer tipo de contaminação.

“Eu preciso lavar esse fruto em água corrente e em seguida colocá-lo em uma solução clorada. Ele vai ficar ali por 15 minutinhos, com hipoclorito de sódio, que é a água sanitária que temos em casa, desde que ela seja sem perfume, eu posso utilizar, ou um produto próprio que vende em supermercado. Depois, enxague, retire todos os resíduos e coloque para secar “, disse a nutricionista Silvia Myrelly Tavares.

A nutricionista também dá dicas para aproveitar o fruto da melhor maneira. Quem é acostumado a fazer apenas o suco, pode também tentar um bolo, ou quem sabe um delicioso sorvete.

“Ele é um fruto saboroso, nutritivo, dá para consumir de diversas formas. A gente consegue fazer desde o suco, bolos, pudins, sorvete. Dá para diversificar várias receitas com a bacaba”.

Bacaba vendida na feira atrai apaixonados pelo fruto — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui