Alívio: chuva apaga incêndios que devastavam o Pantanal

0
34
alivio:-chuva-apaga-incendios-que-devastavam-o-pantanal
Alívio: chuva apaga incêndios que devastavam o Pantanal

Após mais de 1 milhão de hectares queimados no bioma em novembro, imagens de satélites do INPE mostram que fogo foi extinto pelas precipitações.

Com o fim da onda de calor que dominou a maior parte do país desde a semana retrasada, as chuvas avançaram sobre o Centro-Oeste e conseguiram apagar os inúmeros incêndios que tomavam conta do Pantanal. Imagens de satélite captadas pelo INPE na 2ª feira (20/11) não registraram mais nenhum foco de calor no bioma.

Desde o início de novembro, as chamas tomaram o Pantanal, fazendo com que o bioma tivesse o pior mês de novembro da história, informa o g1. Mais de 1 milhão de hectares foram queimados. Baixo volume de chuvas, calor intenso e a vegetação ressecada na região ajudaram a propagar as chamas.

O Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul confirmou o fim dos incêndios no trecho do Pantanal no estado. Ainda assim, informa o Correio do Estado, as equipes continuavam o trabalho de rescaldo e monitoramento da região. 

Já no Mato Grosso, os bombeiros disseram que o número de queimadas no bioma diminuiu significativamente. Entretanto, ainda havia focos ativos, segundo o g1.

De fato, a maior preocupação agora é com o rescaldo dos incêndios. O biólogo e diretor do Instituto SOS Pantanal, Gustavo Figueiroa, explicou que uma simples brasa em troncos de árvore pode reativar o fogo, relata o Midiamax.

Metrópoles, GZH, CBN, Brasil 247 e Campo Grande News também trataram do tema.

ClimaInfo, 22 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui