Águas cristalinas do rio Azuis ficam barrentas após fortes chuvas na região; veja antes e depois

0
22
aguas-cristalinas-do-rio-azuis-ficam-barrentas-apos-fortes-chuvas-na-regiao;-veja-antes-e-depois
Águas cristalinas do rio Azuis ficam barrentas após fortes chuvas na região; veja antes e depois

O nível do rio Azuis, localizado na cidade de Aurora do Tocantins, sudeste do estado, subiu na manhã desta sexta-feira (26) e chegou a entrar em um restaurante local. As águas cristalinas da atração turística ficaram barrentas.

Segundo a população local, isso aconteceu porque o rio que fica ao lado, o Sobrado, também elevou o nível por causa das chuvas que caíram na região.

Vídeos que circulam nas redes sociais e cedidos por comerciantes locais mostram que o tom azul-esverdeado do leito, que é a principal característica e que dá nome ao rio, se tornou marrom após ser tomado pela enxurrada.

Um dos restaurantes que fica às margens do Azuis foi invadido pela água durante a manhã desta sexta-feira. Pelas imagens é possível entender a dimensão da situação.

Imagem Osmane Silva/Divulgação Imagem Osmane Silva/Divulgação

Veja o antes e depois do rio Azuis após a chuva — Foto 1: Osmane Silva/Divulgação — Foto 2: Osmane Silva/Divulgação

Felizmente, já no início da tarde, a água começou a baixar, mas o rio Azuis ainda não tinha retomado a cor que atrai milhares de turistas todos os anos para a região.

De acordo com Osmane Silva, dono de uma pousada, de um restaurante e que mora na região há 18 anos, isso acontece porque a água se acumula no rio Sobrado e acaba ‘passando por cima’ do rio Azuis. “E deixa a água imprópria para banho. Em questão de horas ele limpa de novo. Hoje choveu o dia todo e ele não está limpando ainda, agora que começou”, disse o empresário que estava no atrativo no fim da tarde desta sexta-feira.

O g1 entrou em contato com o proprietário do estabelecimento que aparece nas imagens para saber quais os impactos do alagamento e aguarda resposta.

Segundo o empresário Osmane Silva, o rio Azuis fica impróprio para banho nessas condições — Foto: Osmane Silva/Divulgação

O rio Azuis tem apenas 143 metros de extensão e é considerado o terceiro menor do mundo. Está situado às margens da TO-110 e é um dos pontos turísticos mais frequentados no estado.

Previsão

A previsão para a cidade e Aurora é de mais chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura não deve passar de 25°C e a umidade relativa do ar chega a 100%.

Para sábado (27) e domingo (28), haverá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura deve ficar entre 26°C e 22°C.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui