Operação durou uma semana. A ação faz parte das atividades realizadas no período de piracema. Segundo o estado, no local também foram encontrados pássaros mortos.
Três tartarugas da Amazônia foram apreendidas durante operação do Naturatins — Foto: Divulgação/Naturatins/Governo do Tocantins
Uma operação realizada em rios e lagos do Tocantins durante o período de piracema, resultou na apreensão de animais, materiais de pesca e multa de R$ 13 mil. A operação é do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os fiscais estiveram na região da Ilha do Bananal e Cantão.
Durante a operação foram apreendidos 26 quilos de pescado, três tartarugas da Amazônia, dois pássaros da espécie curió e 450 metros de redes de emalhar. Os animais e itens foram encontrados em uma embarcação no Rio Araguaina. No local foi aplicada uma multa de R$ 13 mil.
Fiscais no Naturatins apreendem 26 quilos de pescado durante Operação Piracema — Foto: Divulgação/Naturatins/Governo do Tocantins
A operação durou uma semana, tendo início no dia 8 de janeiro e encerrando neste domingo (14). Segundo o estado, os fiscais atuaram nas regiões do povoado Senhor do Bonfim, Rio Piranhas, Lago do Bananal, Rio Caiapó e Rio Araguaia.
O Naturatins informou que o pescado foi doado ao Fundo Municipal de Assistência Social em Araguacema e as tartarugas foram soltas. Já os pássaros apreendidos não resistiram, devido ao estresse. A embarcação, um motor, dois remos e um tanque de combustível, que foram confiscados, estão sob os cuidados da Gerência Regional de Fiscalização do Naturatins, em Palmas.
Fiscais encontram pássaros da espécie curió mortos em operação no Tocantins — Foto: Divulgação/Naturatins/Governo do Tocantins
A piracema irá até o mês de fereveiro. Nesse período, a pesca é proibida para não afetar a reprodução dos peixes.