Verão começa com dois alertas de chuvas intensas no Tocantins para este fim de semana

0
38
verao-comeca-com-dois-alertas-de-chuvas-intensas-no-tocantins-para-este-fim-de-semana
Verão começa com dois alertas de chuvas intensas no Tocantins para este fim de semana

As festas de natal poderão ser acompanhadas por tempo fechado no Tocantins. Nesta sexta-feira (22), primeiro dia de verão, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas para o estado de chuvas intensas. A nova estação termina no dia 20 de março de 2024.

Um deles, de grau de perigo em potencia, passa pelas regiões norte, central e sudeste. O outro, com grau de severidade de perigo, vai atingir o sul do estado e região da Ilha do Bananal.

Os alertas começaram a valer às 10h desta sexta-feira (22) e vão seguir até domingo (24), véspera de natal.

Segundo o prognóstico do Inmet para a nova estação, o verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao sul. Nos próximos meses, os dias devem ser mais longos do que as noites, gerando mudanças nas condições do tempo e ambiente favorável para temporais.

Para sábado (23), Palmas terá manhã e tarde com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A temperatura vai variar entre 25°C e 34°C. No domingo, a temperatura pode ficar um pouco mais alta, até 36°C.

Em Gurupi, sul do estado, o fim de semana será de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura vai de 25°C a 35°C.

No norte do estado, em Araguaína, o céu passará a maior parte do fim de semana encoberto, com a mínima em 24°C e a máxima chegando a 33°C.

No período em que os alertas estiverem valendo, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que vão de 60 até 100 km/h. Por isso a população deve se abrigar em locais seguros durante os temporais, para evitar acidentes seja com a incidência de raios ou com energia elétrica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui