Motociclistas ficam feridos após se enroscarem em fiação pendurada nos postes de energia

0
38
motociclistas-ficam-feridos-apos-se-enroscarem-em-fiacao-pendurada-nos-postes-de-energia
Motociclistas ficam feridos após se enroscarem em fiação pendurada nos postes de energia

Fiação pendurada ou muito baixa em postes de Araguaína, no norte do estado, tem causado reclamações da população por causa do risco de acidentes. A doméstica Emily Alessandra Batista foi uma das vítimas e quando estava de moto com o namorado, os dois acabaram caindo depois de se enroscarem em fios pendurados.

Eles voltavam para casa depois do trabalho e não viram a fiação na rua. A moto deles possui um acessório para cortar linhas, mas isso não ajudou a evitar o acidente.

“Quando nós subimos mais para cima do local que a gente caiu, tinha um fio muito enrolado no chão. Aí foi a hora que nós percebemos que era aquilo que tinha derrubado a gente. A gente não sabe exatamente se foi embaixo da moto ou na maçaneta”, disse Emily, afirmando que aquele fio não estava onde deveria estar e poderia causar acidentes mais graves.

Emily ficou com diversos ferimentos após cair de moto — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

Como resultado da queda, a doméstica ainda apresenta diversos arranhões nos braços, pernas e até na barriga.

O técnico de manutenção de celular Carlos Henrique Alves, namorado de Emily, contou que a moto pendeu para um lado depois de ficar presa na fiação e ele não conseguiu evitar a queda. “Não teve como prevenir, não adiantou nada”.

Em Araguaína é comum fiação da rede telefônica ou da distribuição de internet ficar muito baixa ou pendurada pelas ruas. O emaranhado está por toda cidade e tem fio amarrado em árvores ou pendurado nos postes. Em um dos pontos a quantidade de fios está tão baixa que é possível tocar.

Responsáveis

A responsabilidade de manutenção das redes que usam os postes da companhia de distribuição de energia é das próprias empresas de telefonia ou internet. No Tocantins, 114 empresas usam os postes de energia, para a distribuição de outros serviços, segundo o coordenador de projetos da Energisa. Mas para poder usar a rede as empresas precisam respeitar todas as normas da ABNT.

Energisa pode notificar empresas de telefonia e internet que usam os postes de energia — Foto: TV Anhanguera/Reprodução

“Isso é ok, é normal e para que eles possam fazer é necessário que eles tenham um contrato com a distribuidora, nesse contrato tem uma série de cláusulas, regas que precisam ser seguidas e além do contrato eles precisam apresentar um projeto de onde eles vão fazer as instalações. Nesse projeto são verificadas todas as questões técnicas e de segurança para que eles possam estar fazendo essa instalação sem oferecer nenhum tipo de risco para a população nem para seus próprios funcionários”, explicou o coordenador de projetos da Energisa Aloysio Lima.

A concessionária é responsável pela fiscalização da utilização dos postes pelas empresas de internet e telefonia e caso tenha alguma reclamação, elas são notificadas.

“Cada uma dessas empresas tem que ter esse processo de fiscalização para poder estar verificando a sua fiação. Mas a concessionária de energia elétrica também faz as fiscalizações periódicas e quando a gente encontra algum tipo de problema e irregularidade, as empresas são notificadas para que elas possam fazer a regularização do que foi identificado como problema”, completou Aloisio.

Entretanto, quando existe a suspeita da fiação está energizada, nesses casos a responsabilidade de manutenção é da própria Energisa. A orientação, portanto, é se manter longe da rede para evitar acidentes, conforme orientou o coordenador de projetos da Energisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui