Tocantins teve quase um poste derrubado por dia em 2023; Palmas lidera ranking

0
33
tocantins-teve-quase-um-poste-derrubado-por-dia-em-2023;-palmas-lidera-ranking
Tocantins teve quase um poste derrubado por dia em 2023; Palmas lidera ranking

A Energisa divulgou um novo levantamento sobre um tipo de acidente bastante comum no Tocantins, o abalroamento de postes. Neste ano foram registradas 337 ocorrências deste tipo. É como se um poste fosse derrubado quase todos os dias.

As três cidades com mais acidentes registrados são Palmas (73), Araguaína (26) e Porto Nacional (25). A capital tem quase três vezes mais abalroamentos que a segunda colocada.

Mesmo sendo um número que chama atenção, segundo a Energisa o número de acidentes é 40% menor do que o do ano passado. Apesar da redução, os cuidados devem ser redobrados por conta das festividades de fim de ano, quando o número tende a subir pela movimentação de viagens e consumo de bebidas alcoólicas.

“O risco de choque elétrico para quem está dentro ou fora do veículo é altíssimo, ainda mais se houver o rompimento dos cabos de energia. Mesmo a rede de distribuição sendo equipada com tecnologia de proteção para interromper o fornecimento em situações como essas, é sempre importante considerar a rede energizada e tomar medidas de precaução neste tipo de situação”, orientou o gerente operações, Alberto Cunha.

Além do perigo para os envolvidos, os acidentes trazem um transtorno financeiro para o motorista responsável, como explica o Coordenador do Centro de Operações da Energisa Tony Franco.

Caminhonete quebrou poste ao meio em acidente — Foto: Energisa/Divulgação

“A substituição de uma nova estrutura pode demandar de três a quatro horas e custa em média R$ 3 mil. Entretanto, esse valor pode chegar a ultrapassar os R$ 30 mil, especialmente se envolver transformadores e outros equipamentos”.

Mesmo com o transtorno financeiro, a principal preocupação deve ser com a vida. Por isso, é importante que as pessoas não se aproximem do local de acidentes. Em caso de presenciar algum acidente do tipo ou até mesmo se envolver, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Também entre em contato com a Energisa pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo para celular Energisa On ou o site clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui