Chuvas devem ficar abaixo do esperado para o mês de dezembro, diz Inmet

0
28
chuvas-devem-ficar-abaixo-do-esperado-para-o-mes-de-dezembro,-diz-inmet
Chuvas devem ficar abaixo do esperado para o mês de dezembro, diz Inmet

O mês de dezembro inicia nesta sexta-feira, com esperança de mais chuva para amenizar a temperatura, que segue alta no Tocantins. Mas a notícia não é muito boa. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem ficar abaixo do previsto para o mês.

O Inmet explicou que o mês será marcado por volumes mais regulares na parte central do país, continuidade das chuvas na região sul e, na região nordeste e parte da região norte, volumes abaixo da média histórica.

“Em dezembro, a previsão é de chuvas próximas ou abaixo da climatologia do mês em áreas da região norte, como o oeste do Amazonas, leste do Pará e Tocantins e grande parte da Região Nordeste, com volumes previstos inferiores a 200 milímetros (mm). Já a parte leste da Região Nordeste, ainda estará em seu período seco e é normal que os acumulados de chuva não ultrapassem os 100 mm”, informou.

O período da seca se estendeu por mais tempo esse ano no estado. O mês de novembro, que geralmente registra grandes volumes pluviométricos, foi marcado por altas temperaturas.

Estrutura de Natal no Espaço Cultural foi derrubada por tempestade — Foto: Lucas Lobo/TV Anhanguera

A chuva durou cerca de 20 minutos. Logo depois, o sol abriu e o calor prevaleceu.

Para esta quinta-feira, o Inmet prevê alerta de tempestade para as regiões central, oeste, sul e sudoeste do estado, incluindo as cidades de Palmas e Gurupi. O aviso meteorológico segue até esta sexta-feira (1º), com vlume de chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui