Dois flagrantes de violação do sigilo do voto são registrados durante a manhã de votação no Tocantins

0
37
dois-flagrantes-de-violacao-do-sigilo-do-voto-sao-registrados-durante-a-manha-de-votacao-no-tocantins
Dois flagrantes de violação do sigilo do voto são registrados durante a manhã de votação no Tocantins

Um balanço da manhã divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral mostra que duas pessoas foram flagradas violando o sigilo do voto. Além disso, dois veículos foram apreendidos por propaganda irregular. Há ainda registro de duas pessoas comprando votos e fazendo boca de urna.

É proibido utilizar aparelhos eletrônicos, entre eles o celular, na cabine de votação. O equipamento deve ser deixado com o mesário antes de votar e ficará retido durante o período em que a pessoa estiver votando, junto com o documento oficial com foto. A medida visa proteger o eleitorado de eventuais coações e garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal.

A pena para quem violar ou tentar violar o sigilo do voto pode ser de até dois anos de detenção.

Durante toda a manhã 26 urnas eletrônicas foram substituídas no Tocantins. O órgão não informou o motivo, mas os equipamentos podem ter apresentado algum tipo de problema. O número representa um percentual de 0,6% do total de 3.957 urnas em uso.

Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses estão aptos a votar para escolher o próximo presidente do Brasil.

Em 12 estados, haverá segundo turno para governador. O Tocantins não é um deles. Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos. Ele venceu no primeiro turno com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL).

O Tocantins conta com 853 locais de votação, com 3.957 seções eleitorais em funcionamento das 08h às 17h. Consulte aqui os locais de votação.

O voto em trânsito ocorre em Palmas e em Araguaína, sendo que a capital conta com sete locais aptos. São eles: Instituto Federal de Educação (IFTO), Escolas Caroline Campelo, Henrique Talone, Degraus do Saber e CMEI, Colégios Almirante Tamandaré e Mackenzie. Já Araguaina contará com apenas um local de votação, a Escola Estadual Modelo.

Além das 1.862 pessoas de outros estados que estão aptas a participar do 2º turno das eleições no Tocantins, eleitores do próprio estado também solicitaram o voto em trânsito. Ao todo, 931 eleitores de outras cidades do estado poderão votar em Palmas ou Araguaína.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui