Enquanto a tempestade Debby traz chuvas históricas no sudeste dos Estados Unidos, a Califórnia sofre com mais um incêndio florestal de rápida disseminação.
De costa a costa, os Estados Unidos experimentam eventos climáticos extremos dos mais diversos. Enquanto estados como Flórida, Georgia e Carolina do Sul encaram a tempestade tropical Debby, a primeira a chegar à costa sudeste dos EUA nesta temporada, a Califórnia experimenta mais um incêndio florestal de grande porte causado pelo tempo quente e seco que predomina na costa oeste do país.
A tempestade Debby atingiu a Flórida nesta 2ª feira (5/8) como furacão de categoria 1, com ventos iniciais de 130 km/h. Após perder força, a tempestade tropical avançou em direção ao norte, causando fortes chuvas na Georgia e na Carolina do Sul, com precipitações de até 63 centímetros e ventos máximos de 72 km/h.
Alertas e avisos de inundação e tornado estão em vigor na Carolina do Sul e na Carolina do Norte. As chuvas elevaram o nível dos rios da região. Só no rio St. Marys, no norte da Flórida, a água subiu mais de 3 metros. Já no rio Ohoopee, na Georgia, pode subir mais de 4,5 metros por conta das chuvas.
O trajeto de Debby também preocupa. Como o NY Times destacou, a tempestade pode repetir o que foi visto em furacões como o Harvey (2017) e Florence (2018), com os sistemas ficando “parados” sobre uma área específica por um período prolongado de tempo. Associated Press, Bloomberg, Reuters e Washington Post também repercutiram a situação.
Mais ao norte, a cidade de Nova York também pode experimentar chuvas intensas nos próximos dias, com risco de inundações-relâmpago. Segundo a Bloomberg, alertas de enchentes foram emitidos em Manhattan e Long Island, além do sul de Connecticut e áreas de Nova Jersey, Pensilvânia e Delaware.
Já na outra ponta dos EUA, a falta de chuvas e as altas temperaturas do verão seguem favorecendo a ocorrência e a disseminação de incêndios florestais. Enquanto ainda luta contra o Park Fire, um dos maiores incêndios já registrados em seu território, a Califórnia também se esforça para combater outro foco de incêndio na região de San Bernardino. O avanço rápido das chamas forçou a evacuação de parte da cidade e, até ontem (6/8), os bombeiros ainda não tinham conseguido conter o fogo. Associated Press, NBC News e NY Times deram mais informações.
ClimaInfo, 7 de agosto de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.