Uma nova temporada de julgamentos por júri popular no Judiciário tocantinense vai começar nesta terça-feira (6). Serão julgados casos relacionados a crimes que envolvem homicídios ou tentativas, com qualificadoras. Réus por crimes que ganharam grande repercussão, como as mortes do advogado Danilo Sandes e de Ana Zilda Santos, que ocorreu em uma emboscada e foi espancada, estão dentro da programação para o segundo semestre.
A primeira comarca a abrir os trabalhos será a de Paranã. Então previstos seis júris, que foram distribuídos até o dia 26 de novembro.
Nesta terça-feira o réu Cláudio Oliveira de Souza, de 45 anos, acusado de encomendar a morte do idoso Jorge Pedro da Silva, de 79 anos, enfrenta os jurados a partir das 8h30.
Conforme o Tribunal de Justiça, a vítima teve o corpo jogado em um rio porque o réu não queria que o idoso permanecesse em seu imóvel. O crime aconteceu no dia 5 de março de 2020.
Araguaína
A comarca de Araguaína dá início a nova temporada de julgamentos no dia 13 de agosto. O primeiro será o júri de Gideon Gomes da Silva, de 39 anos. Ele é acusado de matar Maria de Nazaré da Silva no dia 18 de agosto de 2023, em Santa Fé do Araguaia. Além de matar a mulher, ele ainda esfaqueou um idoso de 81 anos.
Em outro caso emblemático, dois acusados de envolvimento na morte do advogado Danillo Sandes, em 2017, também vão enfrentar o júri popular entre os dias 24 e 26 de setembro.
Ana Zilda Santos Almeida foi espancada no dia 5 de outubro — Foto: Divulgação
Até o dia 5 de dezembro, estão previstos aproximadamente 29 sessões da 1ª Vara Criminal.
Palmas
Na capital, os casos começam a ser julgados no dia 20 de agosto e estçao previstas 16 sessões, encerrando no dia 21 de novembro. O primeiro júri será de Kellvin Lima Luz, de 30 anos. Ele tentou matar a ex-companheira em maio de 2023.
Homem foi localizado na quadra 904 Sul, em Palmas — Foto: Gessica Viana/TV Anhanguera
Em Dianópolis, as sessões começam no dia 15 de agosto e seguem até 29 de novembro. Já estão marcados nove júris para o segundo semestre.
Em Gurupi, são nove réus que devem enfrentar os jurados a partir do dia 26 de agosto.