Onda de calor na Grécia mata 4 turistas, e 6 estão desaparecidos

0
8
onda-de-calor-na-grecia-mata-4-turistas,-e-6-estao-desaparecidos
Onda de calor na Grécia mata 4 turistas, e 6 estão desaparecidos

Vários turistas estrangeiros desapareceram ou foram encontrados mortos após saírem para caminhadas nos últimos dias diante de temperaturas escaldantes que vêm tomando conta do país.

Em meio a uma onda de calor que tomou conta da Grécia dias antes do início do verão no Hemisfério Norte, quatro turistas já morreram e outros estão desaparecidos, o que fez com que autoridades do país emitissem alertas para viajantes. O temor é que as temperaturas extremas dos últimos dias sejam apenas uma prévia do que a Grécia vai viver na estação mais quente do ano.

O meteorologista da TV estatal grega Panos Giannopoulos disse que o país teve sua onda de calor mais precoce registrada, destaca o Independent. “No século 20 nunca tivemos uma onda de calor antes de 19 de junho. Tivemos várias no século 21, mas nenhuma antes de 15 de junho”, disse.

As autoridades disseram que o corpo de um homem foi encontrado no sábado (15/6) na ilha de Samos, onde um caminhante holandês estava desaparecido há uma semana. Havia buscas pelos outros 6 turistas que desapareceram em meio a temperaturas escaldantes neste mês, informa o New York Times.

“O problema dos caminhantes desaparecidos não é novo, temos isso todos os anos,” disse Constantina Dimoglidou, porta-voz da polícia. “Mas este ano, parece que mais pessoas ficaram desorientadas durante a onda de calor”, explicou.

Pontos turísticos em Atenas e outras partes da Grécia foram forçados a fechar nas 4ª e 5ª feiras (12 e 13/6). A Acrópole fechou suas portas para os visitantes após relatos de pessoas desmaiando enquanto esperavam na fila, relata o Euronews. As autoridades gregas emitiram um alerta de calor de nível três, enviando avisos automáticos para telefones que instavam as pessoas a trabalhar de casa e evitar atividades físicas ao ar livre.

Chania, uma cidade na costa noroeste de Creta, registrou a temperatura mais alta até o momento, com os termômetros atingindo 44,5°C na 5ª feira. A área também foi atingida por um terremoto de magnitude 3,7 na manhã de 6ª feira (14/6).

Washington Post, Guardian, ABC, VOA News e Time repercutiram a onda de calor na Grécia e seus efeitos.

ClimaInfo, 17 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui