Onda de calor se intensifica na Ásia e deixa milhões sob risco na Índia e China

0
13
onda-de-calor-se-intensifica-na-asia-e-deixa-milhoes-sob-risco-na-india-e-china
Onda de calor se intensifica na Ásia e deixa milhões sob risco na Índia e China

Na Índia, chuvas de monção perdem força e prolongam altas temperaturas, que também estão atingindo níveis recordes em partes do norte e centro da China.

Com os termômetros nas alturas antes do verão, países da Ásia se preparam para mais uma temporada escaldante. Na Índia, as chuvas de monção perderam força após cobrirem as regiões ocidentais antes do previsto, informa a Reuters, e sua chegada aos estados do norte e centro pode ser atrasada, prolongando uma onda de calor nas planícies produtoras de grãos. As temperaturas também estão atingindo níveis recordes no norte e no centro da China, enquanto uma seca severa no leste também ameaça as colheitas, segundo a Reuters.

O estado indiano de Odisha registrou 8 mortes em 72 horas. Dados oficiais contabilizam 60 mortes entre março e maio em todo o país devido ao calor. No entanto, é provável que esse número seja muito maior, já que as mortes são subnotificadas nas zonas rurais, informa a BBC.

O calor extremo fez com que 50 mil mulheres na Índia se tornassem as primeiras beneficiárias de um novo seguro, pago quando as temperaturas atingem certos extremos, relatam CNN e Reuters. Mulheres em 22 distritos dos estados de Rajasthan, Maharashtra e Gujarat receberam US$ 5 quando as temperaturas atingiram 40°C no mês passado em várias partes do país.

Em tempo: Na Grécia, autoridades em Atenas fecharam a Acrópole por 5 horas na 4ª feira (12/6) devido às altas temperaturas, informam AP e Reuters. Escolas primárias e classes de pré-escola também foram canceladas em partes do sul e do centro da Grécia, onde as temperaturas eram mais altas.

__________

ClimaInfo, 14 de junho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui