Nova vacina contra a covid-19 será aplicada a partir de segunda-feira em Palmas

0
10
nova-vacina-contra-a-covid-19-sera-aplicada-a-partir-de-segunda-feira-em-palmas
Nova vacina contra a covid-19 será aplicada a partir de segunda-feira em Palmas

A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas. De acordo com a pasta, a vacina se chama Spikevax e é uma versão atualizada, que protege contra uma variante da doença, a Ômicron XBB .

Com a mudança de imunizante, haverá mudanças de atendimento do público-alvo. Para crianças de seis meses a quatro anos que não tiver recebido nenhuma vacina contra a covid, deverá tomar duas doses, com pelo menos quatro meses de intervalo entre as aplicações.

No caso de já ter tomado uma ou duas doses da Pfizer baby e/ou Coronavac, vai precisar completar o esquema original de três doses.

Se tiver apenas uma dose anterior, terá que tomar duas da Spekevac, respeitando o mesmo intervalo de quatro meses entre as doses. No caso de duas doses anteriores, deverá tomar uma da Spikevax.

As crianças que já tem o esquema vacinal completo com três doses, poderá tomar uma dose da vacina da Moderna, após espaço de, no mínimo, três meses da última dose.

Para crianças na mesma faixa de idade e que sejam imunicomprometidas, as orientações são as mesmas.

O fabricante ainda recomenta uma dose anual para quem faz parte de grupos prioritários que incluem trabalhadores da saúde; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas com comorbidades; com deficiência permanente; privadas de liberdade; pessoas em situação de rua; Indígenas, quilombolas e ribeirinhos; entre outros.

Já as pessoas que fazem parte de grupos prioritários específicos, e que tenham a partir dos cinco anos de idade (idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos), a orientação é que seja aplicada uma dose a casa seis meses. Se tiver tomado doses de outro laboratório, é preciso respeitar o prazo de pelo menos três meses entre as aplicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui