Tocantins tem alerta para chuvas intensas em todo estado; veja previsão

0
10
tocantins-tem-alerta-para-chuvas-intensas-em-todo-estado;-veja-previsao
Tocantins tem alerta para chuvas intensas em todo estado; veja previsão

O alerta amarelo representa perigo potencial, segundo Inmet. Nesse período os moradores devem ter atenção em casos de rajadas de ventos e uso de aparelhos conectados à tomada durante queda de raios.

Conforme o Instituto, mesmo com as orientações há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Tocantins tem alerta amarelo para chuvas intensas — Foto: Reprodução/Inmet

Previsão do Tempo

Em Palmas, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta terça-feira (2). A temperatura máxima será de 32 ºC e mínima de 22 ºC.

No norte do estado, em Araguaína, também deve cair chuva durante todo o dia. A temperatura mínima será de 24 graus e máxima de 30.

Já em Dianópolis a temperatura máxima deve ser de 29 graus com possibilidade de queda e mínima de 22 graus. No município é espetado pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

Orientações

Tocantins registra altos índices de raios — Foto: Divulgação/Energisa

  • Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
  • Não faça manutenções quando estiver chovendo
  • Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
  • Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193

Danos em equipamentos, o que fazer?

Caso algum equipamento de casa queime por causa de oscilações na energia, a pessoa deve solicitar o ressarcimento em um prazo de 90 dias, segundo o Procon Tocantins. A concessionária, assim que receber a solicitação, precisa responder o consumidor em até 15 dias.

Uma vistoria deverá ser feita para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Esse procedimento, conforme o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem. Passado esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o ressarcimento do valor do produto queimado.

Se for uma geladeira ou outro eletrodoméstico que é usado para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo reduz consideravelmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui