A celebração da missa de lava-pés feita na capela que fica no alto da Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins, moveu fiéis em romaria para renovação da fé. Durante 24 horas, é possível ver diversas pessoas em busca de um propósito e se esforçando em caminhada. Mesmo em meio a uma neblina, a manhã desta Sexta-Feira da Paixão (29) foi marcada pela peregrinação, que começou ainda na noite de quinta-feira (28).
Wallis Martins, que trabalha com serviços gerais, não participou da comemoração na Semana Santa nos últimos dez anos. Mas quis fazer diferente agora. “Estou voltando a subir hoje, com a fé de Deus consegui chegar aqui”, disse.
Fiéis encaram uma trilha de mais 1km para chegar a uma capela, no Tocantins
Cada um tem um motivo diferente para subir a serra. Mas todos tem o objetivo de fortalecer a fé. Pela primeira vez, Zilda Mendes acompanhou o marido, Jairo Miranda pela primeira vez. “Complicado, difícil, muito mesmo, mas vale a pena”, contou ela. “Eu já tive aqui duas vezes, pra ela, a primeira vez. Eu falei, você precisa viver esse momento, né? Que é único, é muito bom”, completou ele.
O analista de sistemas José Paulo quer melhorar a saúde e suou bastante até chegar na capela. “Melhorar a qualidade de vida, né? Eu tô em busca disso, né? Tanto tirar os estresses do trabalho, também tem a parte religiosa também, né? Ajuda a gente bastante e espero que essa fé minha consiga alcançar”, contou.
Capela na Serra do Estrondo teve missa de lava-pés — Foto: Divulgação/Carlos André
A peregrinação continua quando o dia amanhece. A trilha é íngreme e tem pouco mais de um quilômetro. Pelo menos 10 mil pessoas devem fazer o percurso até o topo da Serra do Estrondo nesta Semana Santa.
“Nas sagradas escrituras nós lembramos que quando o homem se faz presente no monte ele está mais próximo de Deus e hoje é tão significativo nós podemos celebrar a celebração do lava pés e da instituição da eucaristia”, disse o padre Kaique Batista.
Serra do Estrondo, Paraíso do Tocantins — Foto: Divulgação/Carlos André
Mesmo com neblina, os fiéis não desanimaram. “Hoje é um dia sagrado e pra Jesus a gente tem que estar sempre disposto. A gente vai rezando, vai falando com Deus agradecendo por tudo o que ele tem feito por nós e pedindo que ele faça sempre o melhor pra gente durante todo o ano”, afirmou o conferente Murilo Brito.
Não importa a idade, o que vale é a renovação da fé. “Vale a pena. Se todos fizessem o que eu faço, talvez não doíam muita coisa. Não é por que eu sou idoso que eu não aguento. Eu me esforço. Eu venho, subo à Serra, faço umas orações aqui na capela, faço um pouco de exercício, desço à Serra e vou-me embora e beleza. Não sinto canseira, não sinto nada”, contou o motorista Pedro Barros.
Paisagem na Serra do Estrondo — Foto: Divulgação/Carlos André