Tocantins registra mais de oito mil casos confirmados de covid-19 em 2024

0
8
tocantins-registra-mais-de-oito-mil-casos-confirmados-de-covid-19-em-2024
Tocantins registra mais de oito mil casos confirmados de covid-19 em 2024

Nos primeiros meses de 2024, o Tocantins registrou 8.291 casos de Covid-19. O número foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alerta à população sobre a circulação de vírus que causam infecções respiratórias, nesta segunda-feira (18).

Conforme a SES, além do coronavírus e variantes, também estão circulando pelo estado Influenza A, que já registrou 52 casos; Rinovírus, com 259 casos; 48 pacientes tiveram vírus sincicial respiratório; e um caso de Adenovírus. Quanto à covid, dez pessoas morreram em decorrência da doença neste ano.

A orientação para prevenção segue nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, que prevê a possibilidade de aumento nos casos. Os públicos que precisam se prevenir quanto aos vírus e para evitar mais contaminações são principalmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, que correm o risco de desenvolver complicações.

Segundo a pasta, o aumento identificado para as doenças não são alarmantes, mas os profissionais de saúde estão monitorando os casos prováveis das síndromes gripais.

Para evitar mais contaminações da covid, que tem maior número de diagnósticos, a melhor prevenção da forma grave da doença que causou uma pandemia mundial é a vacinação.

As doses são aplicadas principalmente nas crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde, população indígena e outros grupos prioritários.

Além da vacinação, de acordo com as orientações da SES, a transmissão das doenças respiratórias podem ser evitadas com os medidas de higienização distanciamento em caso de sintomas. Confira:

  • Frequente higienização das mãos;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas gripais;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados ;
  • Usar máscaras se estiver com sintomas gripais;
  • Se a criança estiver com sintomas gripais não as leve para a creche, escola ou festas infantis;
  • Evite expor menores de 6 meses em locais que a aglomeração.

Uma das medidas para evitar contaminações é lavar as mãos — Foto: Heitor Iglesias/Governo do Tocantins

📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui