Seca não dá trégua e Texas tem pior temporada de incêndios de sua história

0
10
seca-nao-da-tregua-e-texas-tem-pior-temporada-de-incendios-de-sua-historia
Seca não dá trégua e Texas tem pior temporada de incêndios de sua história

Fogo já causou destruição sem precedentes e quase 5.000 km2 em áreas rurais e terras agrícolas no Texas Panhandle, no norte do estado, já queimaram.

Ventos fortes e termômetros nas alturas estão impulsionando os incêndios florestais no Texas, que já registra a pior temporada de sua história. Desde que começou na 2ª feira retrasada (26/2), o mais voraz dos incêndios até o momento, chamado Smokehouse Creek, incinerou quase 5.000 km2 do Texas Panhandle, no norte do estado, e ainda está apenas 15% contido.

O fogo matou pelo menos duas pessoas e já atingiu Oklahoma, onde mais de 125 km2 foram queimados até o momento, informa a CNN. No Panhandle, 500 casas e estabelecimentos empresariais foram destruídos, de acordo com as autoridades estaduais.

Um porta-voz do serviço florestal da Texas A&M, Jason Nedlo, disse que as chamas até agora se alimentavam de combustível abundante, incluindo grama espessa cultivada após chuvas acima da média neste inverno, explica o Guardian. “Há muito combustível no solo. Quando você adiciona ventos fortes e baixa umidade a altos níveis de carga de combustível, são as condições propícias para grandes incêndios florestais de queima rápida.”

Para piorar a situação, havia risco elevado de o fogo atingir partes do oeste do Texas e do leste do Novo México, de acordo com o Centro de Previsão de Tempestades dos EUA. Ventos secos de 24 a 32 km/h eram esperados ontem, informa a Bloomberg, o que ajudaria a espalhar os focos.

Axios, Reuters, Independent, ABC, USA Today, CBS e Financial Times também noticiaram o avanço dos incêndios florestais nos Estados Unidos.

ClimaInfo, 5 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui