Para espantar qualquer sinal de sedentarismo e incentivar os exercícios físicos, uma dupla surpreende com a disposição e disciplina. Os irmãos de Tocantinía Josué e Emanuel Vieira Fernandes, de 6 e 8 anos, impressionam quem acompanha a rotina de exercícios deles pelas redes sociais. Apesar da pouca idade, já levantam peso em treinos de musculação.
Eles são filhos da pedagoga e estudante de educação física Maria José Vieira da Silva, de 35 anos. A mãe explica que o treinamento infantil deve ser acompanhado e toda a rotina de exercícios deve ser pensada para uma criança. (Leia mais abaixo)
Em 2020, ela começou a fazer musculação e quando a pandemia chegou ao auge, ela ganhou do marido equipamentos esportivos para treinar em casa. Maria os levava para os treinos e logo percebeu que eles ficavam imitando os movimentos durante as corridas.
“Sempre que eu ia treinar eles ficavam do meu lado, me imitando, querendo fazer igual. E o mais velho querendo pegar os pesos. Aí meu esposo teve a ideia de comprar um alteres, anilhas e umas barras que fossem suportáveis para eles em relação a carga”, explicou.
Mãe garante que meninos amam fazer exercícios — Foto: Divulgação
Com tempo, o que era a princípio uma brincadeira se tornou uma atividade séria para os meninos, mesmo os pais tentando transformar o interesse deles em algo lúdico. “Só que eles são de fato muito disciplinados. E a gente foi inserindo mais”.
Para ajudar ainda mais as crianças, Maria José fez um curso de ‘musculação kids’ para aprender mais sobre a forma correta com que Josué e Emanuel podem se exercitar.
Maria José com os filhos Josué, de 8 anos, e Emanuel, de 6 — Foto: Divulgação
Treino diário
Os meninos treinam cinco dias por semana, com horários certos, e contam ainda com uma dieta nutricional adequada para o tipo físico deles. Conforme explicou a mãe.
“A sessão vai de 45 a 50 minutos e todos os dias da semana. Exceto finais de semana, quando eles fazem cardio de 30 minutos. Toda uma rotina de treinamento é pensada e trabalhada de forma que não prejudique a parte do ser criança deles”, contou.
Josué e Emanuel estudam pela manhã, então conseguem fazer os exercícios na parte da tarde, com tudo organizado em na rotina.
Irmãos de 6 e 8 anos chamam atenção com rotina de treinos — Foto: Reprodução/Instagram
Críticas
Os treinos dos meninos são registrados e publicados pela mãe nas redes sociais. Nos comentários, a mãe chega a receber críticas que, segundo ela, são de pessoas que não entendem que crianças também podem fazer musculação.
“Algumas pessoas vão no meu PV dizer ‘ah, deixa eles serem crianças’. E eu sempre falo para elas que essa questão do treinamento infantil é importante e que eles gostam de treinar. Sei que sou exemplo pra eles, mas é algo que eles querem para eles”, ressaltou.
Como Maria José também é do segmento de fisiculturismo, ela afirmou que os filhos até ficam treinando as poses características das apresentações. “Eles adoram ficar na frente do espelho treinando e competindo um com o outro”, completou.
Benefícios
Entre os benefícios que ela vê nos filhos depois que começaram a treinar está a questão da satisfação com a imagem deles, principalmente com Josué. Por ser mais velho e ter um biotipo diferente, a mãe contou que já é possível ver os efeitos da musculação no corpo dele.
“O treinamento infantil é importante, porém tem que ser acompanhado. A criança não pode treinar com pessoas que não são experientes. Mesmo um profissional que não tem qualificação pode querer trabalhar cargas excessivas com a criança”, alertou.
Além de ser a treinadora dos filhos, Maria José disse que explica aos meninos que eles são atletas, mas que não tira o direito deles de serem crianças. “O treinamento infantil tem que ser algo muito didático para que as crianças se apaixonem. E o Josué e o Emanuel são apaixonados por aquilo que eles fazem”, afirmou a mãe.