Lei de cotas em concursos prevê comitê de heteroidentificação; veja como vai funcionar

0
42
lei-de-cotas-em-concursos-preve-comite-de-heteroidentificacao;-veja-como-vai-funcionar
Lei de cotas em concursos prevê comitê de heteroidentificação; veja como vai funcionar

Regras serão válidas pelos próximos 10 anos. Segundo o Estado, a lei não se aplica aos concursos públicos que foram abertos antes do texto ser sancionado.


Brasão está pintado no piso da praça em frente ao Palácio do Araguaia — Foto: Divulgação/Vilma Nascimento

As orientações sobre a lei foram publicadas no Diário Oficial do dia 29 de dezembro. De acordo com o documento, a reserva de 20% para cotas será obrigatória quando o número de vagas ofertadas for igual ou superior a cinco. Sendo:

  • 10% para candidatos negros
  • 5% para canditados indígenas
  • 5% para candidatos quilombolas

Caso o número de cotistas aprovados não seja suficiente para ocupar os cargos, as vagas que sobrarem serão convertidas para ampla concorrência. Segundo o estado, os candidatos negros, quilombolas e indígenas irão concorrer simultaneamente as vagas reservadas e vagas destinadas a ampla concorrência, de acordo a sua classificação no concurso.

Conforme a lei, os candidatos que se autodeclararem negros, indígenas ou quilombolas irão passar uma análise do comitê de heteroidentificação. A comissão “atestará seu enquadramento considerados os elementos de identificação aplicáveis e, se for o caso, aspectos fenotípicos característicos da negritude ou de quilombola ou de indígena”.

Caso seja comprovada que a declaração é falsa, o candidato será eliminado do concurso ou se chegar a ser nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão.

O texto já está valendo só que as novas regras para reserva de vagas não se aplicam aos concursos que foram abertos antes de ser sancionado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui