Tocantins tem alertas para tempestade e onda de calor; veja em quais regiões

0
35
tocantins-tem-alertas-para-tempestade-e-onda-de-calor;-veja-em-quais-regioes
Tocantins tem alertas para tempestade e onda de calor; veja em quais regiões

Os alertas amarelo e laranja respectivamente significam perigo em potencial e perigo. O alerta para onda de calor vai até este domingo (17).


Tocantins tem alerta de onda de calor para o final de semana — Foto: Reprodução/Inmet

Os tocantinenses podem esperar um misto de chuva e muito sol até o final de semana. Isso porque dois alertas, sendo um amarelo para tempestade e outro laranja para onda de calor, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As mudanças climáticas devem atingir o estado durante todo o final de semana.

O alerta para tempestade é para boa parte do estado, exceto alguns municípios das regiões sul, sudesnte e noroeste. O aviso é válido até esta sexta-feira (15), às 10h. Nesse período as chuvas podem atingir 20 a 30 mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/hora.

Inmet emite alerta laranja para onda de calor e amarelo para tempestade — Foto: Reprodução/Inmet

Já o alerta laranja para onda de calor, que representa perigo, vai até este domingo (17). A onda de calor deve chegar em cidades das regiões sul e central. Segundo o Inmet, as temperaturas podem subir cerca de 5ª da média prevista em período de três a cinco dias.

Tocantins também tem alerta amarelo para baixa umidade em 18 cidades da região sul do estado. O aviso vai até às 23h desta quinta-feira (14).

Em Palmas a temperatura máxima deve ficar em média de 35 graus nesta quinta e sexta-feira e mínima de 22 graus. Já em Gurupi a temperatura máxima será de 36 graus na sexta e mínima de 24. No norte, em Araguaína, os moradores podem esperar uma temperatura máxima de 32 graus, com possibilidade de elevação e mínima de 23 graus.

Orientações

Chuva em Palmas nesta sexta-feira (16) — Foto: Divulgação

  • Para a onda de calor é necessário redobrar a hidratação e fazer uso de protetor solar
  • Já para os casos de tempestade, é preciso ter cuidado com as rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa dos raios
  • Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Para apoio e mais informações, ligar para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui