Mudanças climáticas agravaram chuvas que provocaram deslizamentos mortais na Índia

0
38
mudancas-climaticas-agravaram-chuvas-que-provocaram-deslizamentos-mortais-na-india
Mudanças climáticas agravaram chuvas que provocaram deslizamentos mortais na Índia

Deslizamentos de terra mataram centenas de pessoas na região de Kerala, no sul do país, após uma chuva intensa de monção no final de julho.

O súbito temporal em 30 de julho que causou uma série de graves deslizamentos de terra na região montanhosa de Kerala, no sul da Índia, foi 10% mais intenso devido às mudanças climáticas, segundo estudo de atribuição da rede global de cientistas climáticos World Weather Attribution (WWA). Centenas de pessoas morreram.

Em um único dia, quase 150 milímetros de chuva sobrecarregaram solos já bastante saturados por dois meses de monções. Foi o terceiro maior índice pluviométrico diário já registrado em território indiano.

A pesquisa descobriu que chuvas intensas dessa magnitude já se tornaram 17% mais pesadas nos últimos 45 anos. Se as temperaturas médias globais subirem 2°C acima dos níveis pré-industriais, a estimativa é que explosões extremas de chuva em um único dia em Kerala podem se tornar ainda 4% mais intensas, com potencial para causar deslizamentos de terra ainda mais catastróficos.

Até 3ª feira (13/8), pelo menos 231 pessoas haviam morrido e cem continuavam desaparecidas em Wayanad. Com sua alta elevação e encostas íngremes – combinadas com uma tendência a receber chuvas prolongadas e mudanças generalizadas em sua vegetação natural –, Wayanad é o distrito mais suscetível a deslizamentos de terra em Kerala, que respondeu por 59% dos deslizamentos de terra do país entre 2015 e 2022.

O estudo também analisa outros fatores “mistos” que podem ter contribuído para as altas fatalidades e a “aumentada suscetibilidade” de Wayanad a deslizamentos de terra. Isso inclui uma perda de 62% da cobertura florestal no distrito e avisos que “não alcançaram muitas pessoas”, destaca o Carbon Brief.

“A devastação em Kerala é preocupante não apenas pela difícil situação humanitária enfrentada por milhares de pessoas hoje, mas também porque esse desastre ocorreu em um mundo que continua a se aquecer”, disse ao New York Times Maja Vahlberg, consultora de risco climático no Centro Climático da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. “O aumento das chuvas com as mudanças climáticas identificado no estudo provavelmente aumentará o número de deslizamentos de terra que poderão ser desencadeados no futuro”, completou.

As chuvas de monção, que ocorrem de junho a setembro, oferecem alívio ao calor do verão e são cruciais para a agricultura e o reabastecimento das reservas de água, mas também trazem destruição regular. A WWA alertou que situações piores virão sem ações rápidas, informa a RFI

Reuters, ABC, Indian Express e The Hindu também repercutiram o estudo da WWA.

ClimaInfo, 16 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui