Doses da vacina contra a dengue são aplicadas em 480 crianças de Palmas em cinco dias

0
11
doses-da-vacina-contra-a-dengue-sao-aplicadas-em-480-criancas-de-palmas-em-cinco-dias
Doses da vacina contra a dengue são aplicadas em 480 crianças de Palmas em cinco dias

Capital recebeu mais de 9 mil doses e com a baixa adesão, Saúde Municipal quer ampliar o número crianças de 10 e 11 anos protegidas contra a doença.


Podem receber a dose crianças de 10 e 11 anos — Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Em cinco dias de vacinação, 480 crianças foram vacinadas contra a dengue em Palmas. O balanço que identificou a baixa adesão foi divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) nesta terça-feira (5).

De acordo com a Semus, os total de crianças vacinadas foi registrado em 28 e 29 de fevereiro e nos primeiros quatro dias de março. Só não teve aplicação de doses no domingo (3).

O município quer ampliar o número de crianças protegidas contra a doença e disponibiliza doses da Qdenga nas salas de vacinação nas 34 Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas. Também serão feitas ações fora das unidades, em locais com grande circulação de pessoas e com horários alternativos, conforme o município.

O Ministério da Saúde orienta que a criança receba duas doses da Qdenga, obedecendo um intervalo de três meses entre a aplicação das doses. Quem teve dengue recentemente só pode tomar a vacina depois de um prazo de seis meses.

Para receberem a dose, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsável e apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Números da doença

O Tocantins já notificou 4.143 casos e confirmou 240 pessoas com a dengue em 40 municípios. Uma morte por complicações da doença também foi confirmada, em Brejinho de Nazaré. Outra está em investigação em Porto Nacional.

Em Palmas, a Semus informou nesta terça-feira (5) que entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março foram registrados 306 casos suspeitos de dengue, 56 suspeitas de chikungunya e 22 de zika.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui