Encontro faz homenagens e entrega presentes a Iemanjá em praia de Palmas; veja vídeo

0
12
encontro-faz-homenagens-e-entrega-presentes-a-iemanja-em-praia-de-palmas;-veja-video
Encontro faz homenagens e entrega presentes a Iemanjá em praia de Palmas; veja vídeo

Um encontro aberto ao público entregou presentes a Iemanjá na Praia da Graciosa, em Palmas. Conhecida como rainha das águas e mãe dos orixás nas religiões de matriz africana, ela foi homenageada neste sábado (24).

A festa foi organizada pela Federação das Casas de Culto de Matriz Afro Brasileira (Feccamto). A concentração começou por volta das 15h, em tendas montadas para receber os visitantes. Diversas pessoas vestidas com trajes brancos marcaram presença e participaram de danças e cantos característicos do umbanda, candomblé e outras casas.

De acordo com o pai de santo Ebome Neza de Oya em entrevista à TV Anhanguera, Iemanjá é cultuada fortemente por diversas no estado. “Iemanjá é mãe de todas as águas, tanto doce como salgada, ela é iauri mãe de todas as cabeças, ela é cultuada no panteão africano Iorubá e também é cultuada aqui no Brasil tanto com povos de candomblé, como povos e umbanda, mina nagô e terecô”, explicou.

Roda formada por participantes no encontro — Foto: Eduardo Azevedo/Divulgação

No Tocantins, dez casas fazem parte da Feccamto e o pai de santo comentou sobre a importância da festa realizada em conjunto. “A gente vê nossos povos unidos em uma só fé, sem distinção de credos ou denominação. Iemanjá sempre vai estar em nossas vidas”, afirmou.

Homenagens à rainha das águas — Foto: Jhony Campos/Divulgação

A festa contou com diversas cerimônias. Segundo o também pai de santo Ebome Willian de Ode, os ancestrais são saudados junto com a grande homenageada. “A gente vai saudar Iemanjá e Oxum entregando os presentes. A festa é aberta para toda a comunidade, quem quiser ir tomar seu banho de pipoca, levar uma bênção, um banho de ebô”, afirmou.

Diversos buquês de flores foram reunidos e levados em barcos às águas da Graciosa durante a tarde. O encontro seguiu até o início da noite.

Primeira festa a Iemanjá será realizada neste sábado na Praia da Graciosa

Primeira festa a Iemanjá será realizada neste sábado na Praia da Graciosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui