A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que os casos de janeiro chegaram a 1.305 no Tocantins, registro maior que todo o mês de dezembro de 2023, que teve 268 confirmações. Apesar de não serem números altos como nos anos da pandemia, a população precisa redobrar a atenção para o reforço dos protocolos sanitários.
A Semus orienta que as pessoas não descuidem da higienização das mãos e, se possível, usem máscara em locais com grande movimentação de pessoas ou apresentar sintomas gripais. Mas principalmente, é fundamenta a atualização da vacinação com as doses contra as doenças.
Tanto para Covid-19 quanto para o vírus Influenza, a vacina pode ser ministrada a partir dos seis meses e estão disponíveis nos postos de saúde.
Araguaína
Em Araguaína, no norte do estado, o ano começou com 89 pessoas com a infecção. Na semana seguinte, o número pulou para 200. Nesta quarta-feira (24), a prefeitura confirmou 149 casos de Covid-19.
A Saúde do município também alertou sobre os cuidados para evitar mais transmissões dos vírus da covid e gripe.
Na cidade, todas as unidades ministram as vacinas contra as doenças e a orientação é que o interessado vá até uma delas usando máscara e portando CPF e cartão de vacina.
Porto Nacional
Porto Nacional também registrou um aumento no número de casos de covid e para reforçar o monitoramento, vai voltar a divulgar o boletim epidemiológico semanalmente.
Segundo a prefeitura, o documento será publicado todas as terças-feiras. Nesta semana, a cidade teve 27 novos casos e também reforçou que todas as (UBSs) unidades básicas de saúde possuem doses para completar o esquema vacinal.
Paraíso do Tocantins
No Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), houve um reforço para que as equipes usem máscara durante todos os turnos, além da higienização adequada.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reformou que a melhor forma de prevenção e controle da covid é a vacinação, completando o esquema de doses e reforços.
Questionada se haverá recomendações para as outras unidades geridas pelo estado, a SES afirmou que a vigilância epidemiológica continua reforçando sobre a importância da prevenção e controle, que devem ser utilizadas de forma integrada nos hospitais. Isso inclui etiqueta respiratória; higienização das mãos com álcool 70% ou água e sabão; ventilação, limpeza e desinfecção adequada de ambientes; isolamento dos casos confirmados de covid-19; e uso de máscaras.
Testes disponíveis
Nesta quinta-feira (25), a SES reforçou que os testes rápidos moleculares (RT-qPCR) para identificar a covid estão sendo disponibilizados para os municípios pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO).
O teste pode ser feito em até 72 horas a partir do aparecimento de sintomas gripais, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.
Os municípios que precisarem dos testes devem fazer a solicitação junto à pasta por meio do formulário de requisição de kits. A retirada pode ser feita nas unidades do Lacen em Palmas e Araguaína.