Filhotes de cachorro abandonados dentro de saco em calçada são resgatados; VÍDEO

0
29
filhotes-de-cachorro-abandonados-dentro-de-saco-em-calcada-sao-resgatados;-video
Filhotes de cachorro abandonados dentro de saco em calçada são resgatados; VÍDEO

O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (18) na Arse 132, antiga quadra 1.306 Sul, em Palmas. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, assim que percebeu que havia cachorros dentro do saco, Erlan imediatamente o rasgou e libertou os filhotes, que são dois machos e três fêmeas.

Momento em que filhotes foram retirados do saco — Foto: Reprodução

Ele conta que até ouviu um choro de cachorro à noite, mas que pensou que eram os cachorros de uma vizinha. No início da manhã, a mãe dele contou que havia um saco cheio de cachorros na porta da casa dele, foi quando aconteceu o resgate.

“Provavemente a pessoa que fez isso deixou eles mais ou menos à meia noite, 1h. Agora imagina quanto tempo os cachorros passaram dentro desse saco? A noite inteira. Cinco cachorros dentro desse saco amarrado”, disse Erlan, revoltado com a situação.

Como na casa em que mora não tem espaço, ele improvisou uma espécie de cercado com cobertura para proteger os filhotinhos do tempo e dos riscos de atropelamento. Erlan e a esposa também estão alimentando eles desde que foram resgatados.

Até a tarde deste domingo (21) dois machos conseguiram um lar. As fêmeas ainda aguardam pessoas que queiram dar a elas a alegria de um lar saudável para crescerem com saúde e cuidados.

O casal já afirmou que não vai descansar enquanto todos não forem adotados. “Vamos cuidar deles até acharem uma casa”.

Pequenos precisam de um lar cheio de amor e cuidados — Foto: Reprodução

Autor não foi filmado

Infelizmente, na rua onde os filhotes foram abandonados à própria sorte não tem câmeras de monitoramento. Por isso, Erlan disse que não conseguiu denunciar o caso à polícia.

“Se tivesse alguma câmera que realmente mostrasse ele ou ela deixando os cachorros até que eu iria atrás fazer um boletim de ocorrência. Eu quero arrumar é casa para os bichinhos, que cuidem bem deles, porque se achar esse cara, não vai devolver o bicho para ele e nem eu iria aceitar”, afirmou o calheiro, lamentando não poder fazer a denúncia.

Quem tiver interesse em adotar uma das filhotes pode entrar em contato com o casal pelo telefone (63) 98500-5212.

Eles estão abrigados em um cercado na calçada — Foto: Reprodução

Denunciar é preciso

Em regiões onde há menos políticas públicas que visam a defesa dos animais, os casos de abandono são mais frequentes, segundo Cícero Portela, idealizador do projeto Coletivo Protetores.

“Muitas pessoas, por ignorância e falta de empatia, sequer acham que, ao abandonar um animal, estão fazendo algo errado. Mas abandonar animais de estimação é, além de moralmente condenável, um crime cuja pena vai de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e proibição de ter a guarda de animais”, alertou.

Segundo o protetor, caso cidadão presencie situações como a que aconteceu com os cinco filhotes, é preciso acionar a Polícia Militar e procurar uma delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência. Mas o que muitos fazem, conforme o relato, é chamar responsáveis por ongs, que não podem fazer muita coisa para ajudar por causa da alta demanda de animais que precisam de cuidados ou passaram pelo mesmo abandono.

“É importantíssimo fazer vídeos que comprovem a prática de maus-tratos, pois essas imagens serão essenciais para a condenação do criminoso, caso a situação chegue a ser investigada e levada ao Poder Judiciário” orientou Cícero.

A penalidade para quem comete crimes contra animais está prevista na Lei Federal nº14.064/2020. “Agora, nossa luta é para que a lei também aumente a pena para maus tratos praticados contra qualquer animal”, reforçou o protetor da causa animal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui