Durante todo o ano passado foram 306.007 multas aplicadas pelos órgãos de trânsito do estado em 324 tipos de infrações. Número de apressados multados cresceu 6,10%.
Rodovia no Tocantins — Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins
Dirigir acima da velocidade permitida foi a infração mais cometida pelos motoristas tocantinenses em 2023, segundo levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO). Foram 156.914 mil multas registrada apenas para esse tipo de situação.
Durante todo o ano foram 306.007 multas aplicadas pelos órgãos de trânsito do estado para 324 tipos de infrações diferentes.
No caso das multas por transitar em velocidade até 20% superior à velocidade máxima permitida – infração mais registrada -, o aumento foi de 6,10% em relação ao ano anterior, quando tinham sido registradas 147.899 multas.
“Práticas como essa de transitar em velocidade superior ao que é regulamentado pela via é um dos maiores causadores de sinistros [acidentes] de trânsito que infelizmente tem provocado muitas vítimas”, comentou supervisor de fiscalização Márcio Gabriel Moura.
Veja os dez tipos de multas mais aplicados no estado:
- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% – 156.914 multas
- Avançar o sinal vermelho do semáforo – 48.042 multas
- Transitar em velocidade máxima permitida em mais de 20% até 50%- 26.806 multas
- Deixar de efetuar o registro do veículo em 30 dias, quando for transferir a propriedade – 9.392 multas
- Condutor dirigir sem usar o cinto de segurança – 5.789 multas
- Dirigir sem possuir CNH/PPD/ACC – 5.370 multas
- Conduzir um veículo registrado sem estar devidamente licenciado – 4.468 multas
- Transitar em velocidade superior à máxima permitida em mais de 50%– 3.498 multas
- Dirigir veículo manuseando telefone celular – 3.145 multas
- Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou comprometa utilizar os pedais – 2.421 multas
Não adianta correr
O Detran Tocantins também divulgou trecho de uma pesquisa feita pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em cooperação técnica com a Universidade Federal do Paraná (UFPR)em dezembro de 2023.
Através da medição da variação de velocidade dos radares, o estudo mostrou que alguns condutores chegaram a transitar a 80km/h em uma via onde a velocidade máxima permitida era de 40km/h.
Como resultado desse estudo, os pesquisadores constataram em um trajeto de cinco quilômetros se o condutor respeitar o limite de velocidade o deslocamento levaria somente 40 segundos a mais.