Quilombolas e indígenas podem ter até 100% em desconto. O benefício é proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel, dessa forma quanto menor o consumo, maior será o desconto.
Mais de 99 mil famílias tem direito a tarifa social na conta de energia no Tocantins — Foto: Letícia Queiroz/G1 Tocantins
Os tocantinenses podem já podem ter acesso a tarifa social na conta de energia. No estado mais de 99 mil famílias estão aptas para solicitar o benefício. Quem já faz parte do programa deve atualizar o cadastro a cada dois anos.
Tem direito a tarifa social, as famílias com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa. Também é preciso ter inscrição ativa no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal e manter as informações atualizadas junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município onde mora.
Segundo a Energisa, quilombolas e indígenas podem ter até 100% em desconto na conta de energia. Famílias com possuem membros com doenças que requerem o uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento, também tem direito ao benefício, desde que comprovado e que a renda mensal seja de até três salários-mínimos.
Para solicitar a tarifa social o contribuinte deve entregar os documentos necessários em uma agência da Energisa, ou entrar em contato pelo 0800 721 3330. Os interessados também solicitar informações pelo aplicativo Energisa ON.
Como funciona o desconto
Famílias de baixa renda, indígenas ou quilombolas podem ter desconto na conta de luz — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
O benefício é proporcionais ao consumo de energia elétrica do imóvel e quanto menor o consumo, maior será o desconto.
- Consumo de até 30 kWh mensais, o desconto é de 65%
- Consumo de até 31 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%
- Consumo de até 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%
- Consumo a partir de 221 kWh o cliente não recebe o desconto
Para os clientes quilombolas e indígenas, o cálculo é diferente:
- Consumo de até 50 kWh mensais, o desconto é de 100%.
- Consumo de até 51 kWh a 100 kWh, o desconto é de 40%;
- Consumo de até 101 kWh a 220 kWh, o desconto é de 10%
- Consumo a partir de 221 kWh, não há desconto