Devotos percorreram a zona rural de Natividade durante a Folia de Reis. Tradição que surgiu entre os católicos lembra a visita dos três reis magos ao menino Jesus.
As celebrações do Dia de Reis movimentaram o país
É na madrugada que os foliões começam a percorrer as ruas e casas de Natividade, na região sudeste do Tocantins, todo dia 6 de janeiro. Uma das cidades mais antigas do estado abriga também uma tradição que atravessou os séculos: a Folia de Reis.
“A gente segue aquela tradição, sabe? Uma alegria imensa a gente tem, né, de receber a folia em casa”, comentou a lavradora Irene Pinto.
Foliões celebram Festa de Reis. — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
A tradição religiosa simboliza o fim do período natalino e é uma tradição que surgiu entre os católicos, lembrando a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Com tambores e orações, as folias vão de casa em casa.
“Acordei com a viola tocando. É muito bom, né?”, comemorou o lavrador Joaquim Nunes.
Violeiros tocam em Festa de Reis. — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
A viola e o pandeiro são instrumentos sagrados nesse ritual que se espalha por outras cidades do estado. União e integração entre as comunidades também são valores que sustentam essa tradição.
“Sempre a gente tem aquele respeito pela tradição, pelo santo e pela região”, disse Eduardo Ferreira.
Foliões percorrem ruas de Natividade. — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Durante a tarde, as folias se encontram para celebrarem juntas o dia dos Santos Reis. Esse é o momento mais importante da peregrinação que durou seis dias passando de casa em casa.