Na última sessão de 2023, deputados aprovam aumento de vagas de desembargadores, lei orçamentária e empréstimo

0
34
na-ultima-sessao-de-2023,-deputados-aprovam-aumento-de-vagas-de-desembargadores,-lei-orcamentaria-e-emprestimo
Na última sessão de 2023, deputados aprovam aumento de vagas de desembargadores, lei orçamentária e empréstimo

Parlamentares realizaram a última sessão extraordinária nesta quinta-feira (14) e aprovaram matérias que estavam pendentes na Casa.


Deputados estiveram presentes durante a última sessão do ano — Foto: Reprodução

Os deputados estaduais realizaram a última sessão extraordinária nesta quinta-feira (14) e aprovaram diversas matérias que estavam pendentes na Casa. Entre elas estão o aumentam no número de vagas para desembargadores no estado, a estimativa das receitas e despesa do estado para 2024, empréstimo do Estado junto a um banco internacional e outras pautas.

O TJ pretende implementar a mudança na Corte no segundo semestre de 2024. A ampliação da Corte, segundo o Tribunal, é uma demanda que tem sido debatida há anos e o objetivo é acelerar o andamento dos processos e demandas do Judiciário.

Receitas e despesas

Também foi aprovado pelos deputados o projeto de lei 16/2023, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o ano de 2024. Segundo o texto, a proposta orçamentária contará com o montante de R$ 14.510.216.487,00.

Outras matérias

Na mesma sessão, os deputados também autorizaram o Governo a contratar uma operação de crédito com o Banco Internacional para a Reconstrução do Desenvolvimento (Bird) no valor de US$ 200 milhões.

Conforme a proposta do estado, o recurso será para projetos de atividades de inclusão social e sustentabilidade ambiental, além de investimentos no setor da agricultura do Tocantins.

Outro projeto aprovado pelos parlamentares foi a instituição de políticas para reserva de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos realizados para a provimentos de vagas no Executivo.

Os deputados entraram em recesso e os trabalhos só devem ser retomados em fevereiro de 2024.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui