Uma das espécies mais venenosas de escorpião do mundo foi encontrada em Araguaína, no norte do Tocantins. Trata-se do Tityus serrulatus, cuja picada pode até levar à morte. Até o momento o bicho foi encontrado em dois pontos da cidade, na Vila Azul e no Bairro São João.
Nos dois casos os moradores encontraram os escorpiões em casa, mataram e levaram até o Centro de Controle de Zoonose (CCZ). Os animais foram enviados para o Laboratório Estadual de Entomologia, em Palmas, que confirmou se tratar do gênero.
Nesta semana o município iniciou ações de combate, mobilizando equipes para fazer buscas nos arredores das casas e orientar os moradores sobre cuidados e o manejo para evitar acidentes.
A Vigilância Epidemiológica de Araguaína informou que vai mobilizar equipes de diversos órgãos para articular ações de controle junto com os setores de limpeza urbana, saneamento, obras públicas e a educação.
“Essa grande mobilização é necessária porque acreditamos que a espécie possa estar se proliferando também em outros pontos da cidade. Com a ajuda dos profissionais e da população podemos evitar a proliferação desses animais e, principalmente, os acidentes”, explicou a médica veterinária, Luciana Coelho Gomes.
Escorpião é considerado muito venenoso — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Como identificar
O Tityus serrulatus é popularmente conhecido como escorpião-amarelo. A espécie é típica do sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil, sendo considerada a espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.
Em Araguaína, até o momento, três espécies foram notificadas: Jaguajir agamemnon, Tityus confluens e o Tityus serrulatus (considerado o mais perigoso).
O Tityus serrulatus mede aproximadamente sete centímetros e apresenta o tronco escuro com a presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. O ferrão também possui uma mancha escura em tons avermelhados.
Caso o animal seja encontrado em qualquer circunstância é recomendado encaminhar ao CCZ.
Cuidados
A picada do escorpião libera um veneno de ação rápida que causa dor intensa no corpo da vítima, atingindo o sistema nervoso central e podendo levar à morte.
Escorpiões são animais de hábitos noturnos e que se alimentam de pequenos insetos. Qualquer buraco no chão ou na parede podem ser usados como abrigos por esses animais. Por isso, o CCZ dá algumas dicas de prevenção:
- Mantenha o lixo bem armazenado para evitar a proliferação de insetos que são alimentos dos escorpiões
- Não acumule entulho, materiais para construção e folhagens secas nos quintais
- Faça a vedação das soleiras das portas com sacos plásticos ou saquinhos de areia
- Faça a vedação dos ralos com tampas que abrem e fecham ou colocando algo em cima
- Não deixe roupas no chão
- Verifique os sapatos fechados antes de calçá-los
- Não deixe camas e móveis encostados na parede
- Mantenha todos os buracos nas paredes fechados, como caixas de tomadas
Em caso de acidente a recomendação é limpar o local da picada com água e sabão. Depois, procurar uma unidade de saúde com urgência. Se possível, capture o animal e leve para auxiliar no diagnóstico.
Em Araguaína, o tratamento é feito no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que possui o soro antiescorpiônico.