Casal que morava em barraco de lona constrói a própria casa com barro e decoração rústica:

0
38
casal-que-morava-em-barraco-de-lona-constroi-a-propria-casa-com-barro-e-decoracao-rustica:
Casal que morava em barraco de lona constrói a própria casa com barro e decoração rústica:

Osmar Gomes e Tânia Maria, sentados numa cadeira de fio, olham para a casa de adobe e comemoram. Finalmente, eles conseguiram construir com as próprias mãos a nova residência. O material usado é de barro, comum nas obras antigas. Mas é uma grande conquista, principalmente para eles, que meses atrás moravam em um barraco de lona: ‘Estou dentro do paraíso’, diz a dona de casa.

O casal vive no assentamento São João I, zona rural de Palmas. As coisas por lá não são fáceis. Mas, com força e coragem, eles enfrentaram dias difíceis sem reclamar e, com paciência, conseguiram realizar o sonho da casa própria.

A casa foi feita em março deste ano, toda no adobe, usando técnica de construção com terra. São tijolos feitos com terra crua, palha e água, que posteriormente são moldados e secados ao sol.

Imagem Reprodução/ Tv Anhanguera Imagem Reprodução/ Tv Anhanguera

— Foto 1: Reprodução/ Tv Anhanguera — Foto 2: Reprodução/ Tv Anhanguera

Dentro da residência, não tem cerâmica ou porcelanato. O chão é batido, com decoração rústica. Nas prateleiras, o espaço é ocupado por cuias, cabaças e botija de barro puro que tem mais de 90 anos, onde fica armazenada a água geladinha.

“E como estou feliz, só estar dentro de casa, é fria, tranquila, é uma casa simples de ser feita, que nem todo mundo faz, mas eu faço. Estou morando aqui, tudo é simples, tudo é rústico, tudo é do começo” disse o pedreiro Osmar Gomes Luz.

LEIA MAIS:

Casal constrói a própria casa de adobe

Casal constrói a própria casa de adobe

O interior da casa do casal tem decoração simples — Foto: Reprodução/ Tv Anhanguera

“Como diz o ditado do povo: ‘Mas antes o ruim seu, do que o bom alheio’. Eu, para mim, estou dentro do paraíso porque é meu. Agora espero em Deus para que Deus possa abrir as portas para que nós possamos arrumá-la aos pouquinhos”, celebrou a dona de casa Tânia Maria de Souza.

O material usado permite que o ambiente fique bem fresquinho, ideal para quem vive em um estado tão quente. A casa é cercada pela natureza e pela criação de galinha, que garante uma rendinha ao casal.

Seu Osmar é pedreiro e já ergueu várias edificações, mas essa é a principal da vida dele. A casa é tão original, que a fábrica do material fica dentro de um buraco, conhecido como barreiro. É lá que o morador de Palmas fabrica os tijolos.

Seu Osmar preparando o barro para a construção — Foto: Reprodução/ Tv Anhanguera

“Tem que amassar [o barro] com os pés. Você põe na forma, tira, deixa uns quatro dias para ele secar. Fica o adobe feito no jeito de por na parede”.

O barreiro ou buraco pode ser aproveitado depois e virar um reservatório de água ou até mesmo um tanque de peixe. Seu Osmar fica feliz ao saber que a casa vai durar por muito tempo.

“É uma casa que vai ficar permanente por muitos e muitos anos, eu fui criado em uma casa que durou 50 anos e ela ainda é casa”.

Apesar da dificuldade o casal é feliz — Foto: Reprodução/ Tv Anhanguera

Frente de casa de adobe construída pelo casal — Foto: Reprodução/ Tv Anhanguera

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui