Vaticano confirma Papa Francisco na COP28; EUA descartam participação de Biden

0
33
vaticano-confirma-papa-francisco-na-cop28;-eua-descartam-participacao-de-biden
Vaticano confirma Papa Francisco na COP28; EUA descartam participação de Biden

Mesmo gripado, o Sumo Pontífice confirmou sua presença na COP28; já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não participará do encontro nos Emirados Árabes.

O Vaticano confirmou no último final de semana que o Papa Francisco deverá participar da Conferência do Clima de Dubai (COP28). Esta será a primeira participação do chefe da Igreja Católica desde a COP21 em 2015, quando foi assinado o Acordo de Paris.

A agenda de Francisco prevê um discurso no sábado (02/12), durante o segmento da COP com a participação de líderes internacionais, além de encontros bilaterais. No domingo (03), o Papa participará da inauguração do “Pavilhão da Fé” no espaço oficial da COP antes de retornar à Roma.

A confirmação da ida do Papa à COP28 acontece depois do Sumo Pontífice não fazer sua aparição dominical na Praça de São Pedro por conta de desconforto causado por sintomas gripais. A Associated Press deu mais informações.

Por outro lado, a Casa Branca deu sinal vermelho à possibilidade do presidente dos EUA Joe Biden participar da COP28. O líder norte-americano participou das Conferências de Glasgow (COP26) e Sharm el-Sheikh (COP27) nos últimos anos, mas deverá se ausentar em Dubai por conta da crise entre Israel e Palestina na Faixa de Gaza, de acordo com o NY Times.

A ausência de Biden se soma à de outro líder global, o chinês Xi Jinping. Ao mesmo tempo, lideranças como Emmanuel Macron (França), Rishi Sunak (Reino Unido) e Narendra Modi (Índia), além do presidente Lula do Brasil, são presenças confirmadas em Dubai na abertura da COP28.

AFP, Bloomberg, Folha, Guardian, O Globo, Reuters, Valor e Washington Post, entre outros, repercutiram a ausência prevista de Biden em Dubai.

ClimaInfo, 28 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui