Mais de 200 kg de pescado e três mil metros de redes são flagrados durante operação em rios

0
43
mais-de-200-kg-de-pescado-e-tres-mil-metros-de-redes-sao-flagrados-durante-operacao-em-rios
Mais de 200 kg de pescado e três mil metros de redes são flagrados durante operação em rios

Equipes percorreram rios e lagos nesta semana. Estado está no período da piracema, em que as atividades de pesca estão proibidas.


Fiscais apreenderam redes de pesca — Foto: Divulgação/Naturatins

Por terra, água e ar, equipes de fiscalização fazem ações que visam coibir a pesca predatória nos rios que cortam o estado. Em uma blitz da Operação Piracema 2023/2024, realizada em Palmas e na região norte do Tocantins foram recolhidos três mil metros de redes e apreendidos cerca de 200 kg de pescado.

As apreensões aconteceram na quarta-feira (22) em Babaçulândia e Filadélfia, no rio Tocantins e seus afluentes, e resultou no recolhimento de redes de malha de diversos tamanhos, dos peixes, de uma canoa, de um motor rabeta e diversos apetrechos de pesca.

Os peixes apreendidos, que ainda estavam próprios para o consumo, foram doados parte para a comunidade local e parte para o Lar de Idosos Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína.

Em Palmas, as equipes fizeram buscas no lago com ajuda de drones e até de um helicóptero, segundo o diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, coronel Edvan de Jesus Silva.

Na ponte que liga a capital a Luzimangues, distrito de Porto Nacional, houve ainda a apreensão de um caminhão transportando aproximadamente 12 mil metros de carvão de origem vegetal nativa.

Conforme o gerente de Fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, a Operação Piracema vai seguir com a fiscalização durante todo o período de defeso. “O objetivo é coibir a caça e a pesca predatórias, o transporte ilegal de pescado, além de outros crimes ambientais”, explicou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui