Transição energética: países colocam financiamento ao carvão no alvo

0
35
transicao-energetica:-paises-colocam-financiamento-ao-carvao-no-alvo
Transição energética: países colocam financiamento ao carvão no alvo

Nações europeias se unem a Canadá e EUA para pressionar pelo fim a novos financiamentos para projetos energéticos baseados em carvão na COP28 em Dubai. 

O fim do financiamento a novos projetos termelétricos a carvão deve ser um dos alvos de um grupo de países da América do Norte e da Europa na 28ª Conferência do Clima, de Dubai (COP28), que começa no dia 30. Esses governos querem retomar o compromisso firmado na COP26 de Glasgow, há dois anos, mas ignorado na última conferência, que aconteceu em Sharm el-Sheikh no ano passado.

Segundo o Financial Times, países como Reino Unido, Canadá e Alemanha estão puxando uma mobilização por um acordo contra novos financiamentos para carvão. Uma carta assinada por 15 governos e enviada ao presidente-designado da COP, Sultan al-Jaber, pede que os negociadores firmem um acordo para acabar com o financiamento público e privado a novos projetos energéticos baseados nessa fonte fóssil.

O texto lembra que, mesmo após o compromisso firmado na COP26, o fluxo de recursos destinados para novos projetos termelétricos com carvão não diminuiu e que essa geração “precisa ser eliminada primeiro e mais rapidamente”.

Ao mesmo tempo, a Reuters informou sobre a movimentação de França e EUA para pedir a suspensão do financiamento privado a usinas de carvão também na COP28. A proposta, que está sendo esboçada, prevê que a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estabeleça padrões para o desinvestimento, e que esses financiadores privados sejam monitorados por reguladores, agências de recomendação de investimento e organizações não governamentais. A Folha também repercutiu essa notícia.

As propostas anticarvão batem de frente com os interesses das duas maiores economias emergentes do mundo, China e Índia. Os dois países figuram entre os maiores consumidores mundiais de carvão para geração de energia e tradicionalmente se opõem a medidas que possam prejudicar o atendimento de sua demanda energética.

ClimaInfo, 23 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Você também pode se interessar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui